sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quilombolas de Rio de Contas/BA participam de Intercâmbio para Cafarnaum/BA

Foto: Gláucia Soares
O Intercâmbio para Cafarnaum foi mais uma atividade do projeto Sementes da Chapada: o saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade, convênio celebrado entre o IPB - Instituto de Permacultura da Bahia e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2014, vinte e oito pessoas de Rio de Contas, incluindo jovens, mulheres, agricultores e agricultoras quilombolas, além da equipe técnica do projeto, foram visitar uma experiência de um agricultor policultor em Cafarnaum, Jurandi Anunciação, e a Associação de Policultores de Cafarnaum.
Foto: Gláucia Soares
O agricultor Jurandi pratica a policultura há mais de 10 anos e vem colhendo seus frutos desde então. Participou do projeto Policultura no Semiárido, desenvolvido pelo IPB, realizou vários cursos, foi se aperfeiçoando e hoje presta assessoria para outros agricultores que vem fazendo a transição agroecológica em suas propriedades. Áreas onde antes quase nada de vegetação existia, onde o solo era exposto ao sol quente do sertão, hoje estão produzindo a tão desejada biomassa, importante elemento na produção agroecológica. Utilizando estratégias de convivência com o semiárido como, por exemplo, o uso de vegetação para os quebra ventos, captação de água da chuva, policultura, meliponicultura e apicultura, dentre outras, a família de Jurandi dá seu exemplo vivendo com dignidade e qualidade de vida.
Os participantes aprenderam a importância de manter o “mato” na roça, sem “destocá-lo”, pois é ele quem irá florescer na época mais seca fornecendo alimento para as abelhas e também produzindo matéria orgânica para a formação do solo fértil. A importância de zelar pela diversidade de plantas na roça foi bastante compartilhada pelos agricultores e agricultoras presentes, que puderam observar e entender as várias funções que elas cumprem, como por exemplo, a produção de alimentação humana e animal, matéria orgânica rica em nutrientes para o solo, estacas e madeiras para uso na propriedade.
Foto: Gláucia Soares
Na área da Associação de Policultores de Cafarnaum foi visto o processo de compostagem com adubo de cabras, a diversificação de espécies na horta, o viveiro de produção de mudas, criação de cabras e de galinhas, defensivos naturais, bem como a forma de organização do grupo, suas dificuldades e oportunidades.

Nenhum comentário: