quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Diálogo de Saberes Populares e a Agrobiodiversidade Quilombola


foto: Gláucia Soares

A Associação dos Artífices Riocontenses foi o cenário do Diálogo de Saberes Populares na manhã do dia 18/02, um encontro que reuniu diversos atores da sociedade civil com o objetivo de compartilhar e valorizar saberes ligados a biodiversidade local, sobretudo da comunidade quilombola de Barra, Bananal e Riacho das Pedras, do município de Rio de Contas - BA.

Essa também foi uma oportunidade de apresentar alguns resultados do Projeto Sementes da Chapada: o saber dos Quilombolas na preservação da agrobiodiversidade, coordenado por Maura Pezzato e Catarina Camargo, realizado pelo Núcleo Chapada do Instituto de Permacultura da Bahia com apoio do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
foto: Gláucia Soares

“Valorizar e perceber o quanto a população negra contribuiu e contribui na construção do que é a cultura brasileira e além disso, fazer essa ponte entre o conhecimento antigo e tradicional, com o saber das novas gerações é muito importante”, ressaltou a Maria Paula Adinolfi, técnica IPHAN.

Contemplado pelo Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, o Sementes da Chapada vem trabalhando com o registro da cultura quilombola, a maneira como preservaram ao longo do tempo diferente espécies e variedades de alimentos. “O resgate do conhecimento da comunidade a partir das sementes, contando a história dos quilombolas, mostra que a semente é a parte material que liga esses saberes”, Caio Tatamiya – ASAMIL – Associação do Semiárido da Microregião de Livramento.

foto: Gláucia Soares
Estiveram expostos produtos da agricultura familiar cultivados pela comunidade, materiais e ferramentas de trabalho utilizadas hoje e no passado, como por exemplo, o fuso de fiar algodão, a buraca que é um baú de couro, entre outros utensílios. O encontro também contou com a exposição de sementes  coletadas durante as visitas aos quintais, prova da grande diversidade ainda existente. No lanche foram degustadas tortas, bolos, sequilhos, beiju com paçoca de pequi e diversos sabores de sucos de frutas, todos feitos pela comunidade.

foto: Gláucia Soares
“A memória é um baú de achados e perdidos, e o projeto Sementes da Chapada, Maura e Catarina, vieram e reviraram esse baú e veja quanta coisa achamos aqui, como a nossa cultura é rica! Lembro do meu tempo em que não tinha merenda escolar, saíamos no terreno e comíamos os frutos que tinham como macaca e jatobá, muitas crianças não conhecem esses frutos, então é muito importante os jovens reconhecerem e valorizarem a nossa cultura”, ressaltou a professora quilombola, Juliana Maria dos Santos.

foto: Gláucia Soares
Esse Projeto foi contemplado no Edital Chamada Pública nº 01/2012 - Mapeamento, Documentação e Apoio ao Patrimônio Cultural Imaterial, realizado pelo DPI – Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN.

Nenhum comentário: