terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Águas do Jacuípe realiza reuniões para implantação dos SAFs

Rio Camizãozinho

O projeto Águas do Jacuípe realizou dia 21 de janeiro a primeira reunião de planejamento da propriedade de Ariel e Marleide, agricultores que realizarão a conversão agroecológica de sua unidade produtiva familiar. O objetivo do Águas do Jacuípe é implantar SAFs - Sistemas Agroflorestais como forma de recuperação da cobertura vegetal nas áreas degradas às margens dos afluentes do Rio Jacuípe.
Mapeando a Propriedade

A família visitada, além de reflorestar as margens do Rio Camizãozinho, decidiram planejar a sistematização de sua propriedade baseadas nos princípios da Agroecologia. Para iniciar a atividade, os moradores foram convidados a desenhar um mapa da propriedade, resgatando o histórico de uso da terra, identificando os cursos de água, locais de criação de animais entre outras características. O objetivo desse mapeamento é conhecer melhor a dinâmica da unidade produtiva familiar, para adequar as ações de reflorestamento e manejo sustentável às necessidades  dos participantes.
Ariel Carneiro da fazenda Camizãozinho

O Águas do Jacuípe durante os 2 anos, acompanhará as famílias que optarem pela transição da unidade produtiva familiar para o sistema agroecológico, buscando o envolvimento e a construção coletiva de conhecimento, de forma que os/as agricultores/as tenham autonomia sobre o processo.
Ariel Carneiro e Marleide da silva

A bacia hidrográfica do Jacuípe possui alguns afluentes, riachos e muitos cursos dá água, Ariel Carneiro, mateiro e morador da Fazenda Camizãozinho, uma das áreas de atuação do projeto, lembra que o Rio Camizãozinho antes enchia e passava muito tempo com água corrente, “espero que no futuro volte a cobertura vegetal com o SAF, como era antigamente e possamos ter mais água na propriedade, aí podemos plantar mais e ficar menos dependente dos ciclos da chuva e da seca”, ressalta Ariel.

Fotos: Asscom

Nenhum comentário: