terça-feira, 26 de novembro de 2013

Núcleo Chapada realiza Exposição e Troca de Sementes

Arte: Ravi Santiago

As comunidades quilombolas são detentoras de uma complexa gama de saberes associados à agrobiodiversidade e essa riqueza será revelada na Exposição e Troca de Sementes que ocorre neste sábado, 30 de novembro, durante a Feira Livre de Rio de Contas, Bahia.

Essa é uma das ações do projeto Sementes da Chapada, que valoriza a agrobiodiversidade existente nas comunidades quilombolas de Barra e Bananal, com foco nas sementes nativas e crioulas.

As atividades do projeto dialogam com a ecologia e a educação, favorecendo a difusão da cultura quilombola e a transmissão destes saberes dos mais antigos para os mais jovens. Estas comunidades, localizadas no município de Rio de Contas/BA, foram reconhecidas como remanescentes de quilombos em 1999, e segundo registros povoaram a região por volta do Séc. XVI.


O Projeto Sementes da Chapada: O Saber dos Quilombolas na Preservação da Agrobiodiversidade é realizado pelo Núcleo Chapada do Instituto de Permacultura da Bahia, com o apoio do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nenhum comentário: