quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sementes da Chapada: O saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade


       Valorizar e dar visibilidade aos saberes ancestrais de comunidades remanescentes de quilombos é uma das metas do projeto Sementes da Chapada: O saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade, realizado pelo Núcleo Chapada do Instituto de Permacultura da Bahia em parceria com o IPHAN - Instituto do PatrimônioHistórico e Artístico Nacional.



Foto: Glaucia Soares
O objetivo central do projeto é promover a valorização do conhecimento tradicional sobre a agrobiodiversidade, com foco nas sementes crioulas, por meio do diálogo entre a identidade cultural, ecologia e educação nas Comunidades Quilombolas de Barra e Bananal, no município de Rio de Contas/BA.


O Sementes da Chapada pretende estimular práticas culturais que interagem de forma sustentável com o meio ambiente e difundir a utilização de sementes nativas e crioulas. Como produto pedagógico será criado uma cartilha e um documento audiovisual para registrar os saberes culturais locais ligados à conservação da biodiversidade da Chapada Diamantina, como patrimônio imaterial.
Foto: Glaucia Soares
           As comunidades de Barra e Bananal surgiram por volta do século XVI ou XVII, possuem aproximadamente 700 habitantes e tem a agricultura como base da economia. Rio de Contas está localizada ao sul da Chapada Diamantina e foi a primeira cidade planejada no Brasil, construída no século XVIII, tombada pelo IPHAN em 1980.

Nenhum comentário: