terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto Sementes da Chapada

foto: Maura Pezzato
As atividades do projeto Sementes da Chapada continuam com as visitas aos quintais e roçados junto com os jovens bolsistas do projeto, com muito estímulo sobre descobertas do maravilhoso mundo das plantas e das sementes. Tem troca de causos, de receitas, de cantoria, histórias sobre a vida dos mais vividos, experiências sobre a forma de lidar com a terra. Muita coisa que os mais jovens nem sabiam!

“Redescobrimos”, por exemplo, sementes coloridas de favas, usadas na alimentação; que os ancestrais dos quilombolas já faziam o uso do feijão de porco para controlar formigas; aprendemos como é a semente do landi, uma árvore brasileira de madeira boa, também chamada de guanandi.

foto: Maura Pezzato
Neste mês o projeto recebeu a visita das servidoras do IPHAN de Salvador, Marinalva Santos e Maria Paula Adinolfi, esta última a fiscal do convênio. Elas acompanharam as atividades de campo durante os dias 15 e 16 de outubro e nesses dias tivemos a "sorte" de acompanhar a fabricação de rapadura, tradição que ainda permanece no Bananal com a família do Sr. Manoel Ramos. Uma arte de transformar a cana com o engenho tocado por dois bois fortes e bonitos, trabalho que se inicia com o alvorecer até os últimos raios de sol.

Este projeto é realizado pelo Núcleo Chapada do Instituto de Permacultura da Bahia e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Nenhum comentário: