terça-feira, 29 de outubro de 2013

Águas do Jacuípe realiza Curso de Coletas de Sementes

Foto: Beto Oliveira
No dia 25/10 ocorreu o Curso de Produção de Mudas, primeira etapa da capacitação em Coleta, Beneficiamento e Produção de Mudas, que faz parte da formação com a juventude do projeto Águas do Jacuípe. 
O módulo I ocorrido em 25/10, com enfoque na Coleta de Sementes, o módulo II que será dia 24/11, com foco em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes e o módulo III, que será realizado em 30/11, voltado para a Produção de Mudas e Viveiro. O Curso tem como facilitadora Renata Rangel, assessora pedagógica do Projeto Águas do Jacuípe.
A atividade do dia 25/10, aconteceu na sede da Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho, onde se reuniram 53 jovens, dos povoados de Várzea do Meio e Cruz de Almas e da Comunidade de Tanque de Dentro.
Foto: Beto Oliveira
Durante o curso foram tratados de temas como, ciclo de vida das plantas, polinização e polinizadores e os tipos de frutos e sementes, sempre utilizando a ludicidade e dinâmicas para a construção participativa de conteúdos.
No período da tarde foi realizada uma prática de coleta de sementes, onde os jovens foram divididos em quatro grupos para coletar sementes de pau ferro, mulungu e são joão. Durante essa prática os jovens tiveram a oportunidade de manipular ferramentas como podão, serrote e tesoura de poda, além de equipamentos como sombrite e perneira.
A formação pretende envolver os jovens locais e os empoderar dos conhecimentos, práticas e técnicas de implantação de SAFs – Sistemas Agroflorestais, previstas no decorrer do Águas do Jacuípe, contribuindo para a formação técnica da juventude de Várzea da Roça.
Foto: Beto Oliveira
Esses cursos são também uma resposta às solicitações feitas pelas comunidades visitadas durante as reuniões de mobilização, apresentando alternativas para que os jovens aprendam a conviver com seu território e não precisem se deslocar para outras terras em busca de trabalho.

Nenhum comentário: