segunda-feira, 30 de setembro de 2013

IPB no IV Congresso Latinoamericano de Agroecologia



Foto:Maura Pezzato
   O IV Congresso Latinoamericano de Agroecologia aconteceu em Lima/Peru, na Universidade Nacional Agrária La Molina, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2013, tendo como eixo central o tema: Potencial agroecológico da pequena agricultura para a soberania alimentar e a resiliência frente às mudanças climáticas e a crise econômica.
O Congresso Internacional acontece bianualmente, é organizado pela SOCLA – Sociedade Latinoamericana de Agroecologia e tem o objetivo de marcar o estado da arte da agroecologia tanto na região latinoamericana como na iberoamerica.
         Os eixos temáticos trabalhados durante o Congresso de Lima foram a agrobiodiversidade: gestão de recursos genéticos e espécies promissoras, sistemas de produção agroecológicos e manejo de cultivos, manejo agroecológico dos solos, água, pragas e enfermidades, avanços metodológicos na agroecologia, mudança climática e estratégias agroecológicas de adaptação, mercados campesinos, cadeias de valor e economia da pequena agricultura, entre outros temas.
As palestras, mesas redondas, simpósios e cursos tiveram a participação de renomados cientistas como Miguel Altieri, Fernando Funes, Clara Nicholls, Victor Toledo, além de representantes de diversas organizações governamentais  e não governamentais (ANPE Perú -Asociación Nacional de Productores Ecológicos, IFOAM – Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica, ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, EMBRAPA, MAELA – Movimento Latinoamericano de Agroecologia, entre outros), e grupos organizados de agricultores como a Via Campesina e estudantes. No Brasil participaram as organizações IPB, SASOP, MOC, Universidades, dentre outros.
Foto:Maura Pezzato
Catarina Camargo e Maura Pezzato representaram o Instituto de Permacultura da Bahia com a apresentação do trabalho “Implantação de Sistema Agroflorestal no Sítio Volta do Rio, Rio de Contas/BA”.
Foram três dias de intenso intercâmbio com informações e experiências para o avanço da agroecologia no mundo. Mais informações em http://www.socla-peru.com/

Nenhum comentário: