sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vivência de Permacultura no Mangará

Celebrando o encontro.
Vivência de Permacultura neste ultimo fim de semana, foi no Espaço Mangará, em Areias, Camaçari - Contou com a presença de Noeme, permacultora incansável e grande colaboradora, com a equipe de jovens do Núcleo RMS (Região Metropolitana de Salvador) do IPB e foi direcionada para os bravos jardineiros urbanos do Canteiros Coletivos. Não podemos esquecer dos integrantes do Curiar (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA).

Foi um encontro de imersão, de abertura para as percepções do meio e do interno, foi uma pausa no ritmo frenético da metrópole para recarregar as baterias que auxiliam na certeza de construir um futuro melhor no meio urbano e rural.

Noemefocalizando as atividades
A vivência durou 2 dias, começamos no sábado pela manhã com um belo café da manhã e depois uma acolhida com as apresentações e acordos coletivos. 

No primeiro dia fizemos um passeio pelo Mangará com o propósito de leitura da paisagem. Foi importante para sentir o ambiente e suas particularidades, além de proporcionar uma visão das diversas práticas já instaladas no Mangará. Foi Noeme que focalizou todo o primeiro dia, seguida de perto da equipe do IPB, que compartilhou com ela a apresentação de conceitos.

A vivência agroecológica foi um sucesso e muito importante para os integrantes dos Canteiros Coletivos. Eles  construiram conceitos e fortaleceram práticas, colocaram a mão na massa transformando uma pequena área com plantio.

Alguns conceitos trocados.
 A atenção nas atividades foi uma constante e com o pessoal dos Canteiros foi atuante a alegria, o brincar e o celebrar. Essa celebração foi uma marca em toda a Vivência. O trabalho de campo foi intenso e repleto de descobertas para todos, saimos da vivência mais fortes para atuar no meio urbano e  com grandes vínculos estabelecidos.


Aqui foi a área estudada e trabalhada pelo grupo na vivência.

















Mão na massa!


Área transformada
Mapa com as atividades executadas na área e as espécies plantadas

2 comentários:

Juliana Bestetti disse...

Alegria imensa de fazer parte disso tudo. Muito obrigada a todos!

Luciana Sarno disse...

Juju querida, vcs são muito especiais... estamos juntos!