terça-feira, 13 de novembro de 2012

IPB no Programa Semear


Redes de Colaboração e Rotas Estratégicas de Aprendizagem

 Durante os dias 22 a 24 de outubro de 2012, cerca de trinta organizações da sociedade civil e governamentais da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, e Sergipe participaram da oficina Redes de Colaboração e Rotas Estratégicas de Aprendizagem do Programa Semear realizada em Salvador-BA. O Instituto de Permacultura da Bahia esteve representado por Davi Fantuzzi, um dos coordenadores do projeto Escola Umbuzeiro.

O Semear é um programa de gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural e para o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.

Uma das estratégias adotadas pelo Semear é o fortalecimento de redes de colaboração e aprendizagem entre os diversos atores do desenvolvimento do semiárido, favorecendo o dialogo e a ação conjunta e reduzindo a distância entre o conhecimento cientifico e os saberes locais.

Nesta primeira oficina as organizações presentes iniciaram discussões e a construção de Rotas de Aprendizagem no semiárido brasileiro. As Rotas são uma metodologia desenvolvida pela organização Procasur, parceira técnica do Programa Semear, que incluem a sistematização de boas práticas, visitas de intercâmbio às experiências bem sucedidas e a construção de planos de inovação junto às organizações envolvidas.

O Semear é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e a Agência Espanhola para a Cooperação Internacional – AECID.
 
 

Nenhum comentário: