quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina de Yoga e Alimentação


Como disse na postagem anterior vamos aos poucos trazendo informações sobre as atividades dos núcleos do IPB. Em Rio de Contas, acontecem também oficinas relacionadas com o bem estar, com a qualidade de vida, então deixo para a leitura o relato de uma destas oficinas. 

"Yoga e alimentação, esse foi o tema da oficina realizada no domingo dia 29 de abril na Morada da Luz (casa bioconstruída pelo permacultor Nagoy Sol, membro do IPB) em Rio de Contas. A proposta surgiu das instrutoras de Yoga, Jovanka da Luz e Andreza Magalhães.

A ideia foi realizar um encontro onde se poderia falar de outros assuntos que estão diretamente ligados ao Yoga, mas que durante as aulas não se tem tanto tempo. O grande desafio de quem pratica Yoga é levar a consciência adquirida durante a prática para as atividades diárias. É conseguir unir o pensar, o sentir e o agir. Mas por que é tão difícil conseguir essa integridade fora da aula de Yoga? 

Segundo a filosofia do Yoga estas três ações referem-se ao o corpo físico (agir), a mente (pensar) e ao espírito (sentir).   A constituição do Ser Humano é formada pelo espírito, que é a sua essência, a manifestação do cosmo dentro de cada um, estando ligado ao sentir e a intuição; pela mente, o veículo do espírito que o conecta ao corpo físico, é através da mente que se consegue trazer informações do cosmo para o corpo físico, estando ligada ao pensar. Por fim, o corpo físico, a morada do espírito e da mente. É através dele que se manifestam as realizações na terra e é somente por ele que se pode ter acesso à mente e ao espírito, e está ligado ao agir. O espírito, a mente e corpo físico têm características e natureza distintas, é por este motivo que facilmente perde-se a unidade entre eles.


Quando conseguimos fazer com que os pensamentos estejam na mesma direção dos sentimentos e das ações, estamos praticando Yoga. E todos os dias preparamos os alimentos, nos alimentamos, lavamos as louças e tomamos banhos, mas o quanto estamos inteiros nessas ações? O quanto o pensar, o sentir e o agir estão na mesma direção enquanto se pratica essas atividades?


Foi a partir dessa compreensão que a oficina aconteceu, fazendo com que todos, dentro do que é essa unidade do pensar, sentir e agir de cada um, percebessem a alimentação como algo sagrado. 

O ambiente da casa, planejada permaculturalmente, facilitou uma conexão com os cinco elementos da natureza que nos rodeia, percebendo a terra no reboco da casa feita sem cimento; a água no tratamento de toda a água utilizada na casa, o fogo no fogão a lenha que além de permitir o preparo do alimento em um tempo natural, aquece a água; o ar através das janelas de circulação canalizando o vento permitindo uma casa arejada com conforto térmico e o éter na junção desses elementos criando um espaço harmonioso.
Através do ambiente harmônico proporcionado por um lar planejado e do estado de consciência adquirido através do Yoga, a oficina permitiu uma vivência consciente da alimentação, desde a hora em que se escolhe o alimento (alimentos orgânicos, do local, da estação e a sua combinação na hora de preparar o cardápio), a forma de preparar (buscando um ambiente harmônico e uma qualidade dos pensamentos enquanto cozinha) chegando até a mesa onde todos celebraram o alimento, agradecendo e compartilhando com a família."
Catarina Camargo

 Essa foi uma das experiências que se iniciam em Rio de Contas e sabemos que muitas outras estão por vir. Agora é aguardar os frutos destas ações. Continuamos aqui conectados e recomendamos a visita ao Blog da Escola Umbuzeiro.

Nenhum comentário: